
Olá, prezados leitores e leitoras. Hoje, 13/05/23, a 18ª Edição da Revista Rainhas na História é lançada. Está edição conta 32 páginas com matérias exclusivas que abordam desde a vida de uma santa católica como Joana D’Arc até as relações amorosas em Esparta, uma cidade conhecida por sua cultura militar.
A personagem de capa desta edição Joana D’Arc e sua história é nada menos do que fascinante.
Apesar de ter nascido como uma simples camponesa, ainda na adolescência Joana se tornaria uma das principais lideranças do exército francês durante a Guerra dos Cem Anos elevaria seu país a inúmeras vitórias.
Ela alegou ter ouvido vozes divinas que afirmaram que caberia a ela a tarefa de salvar a França dos inimigos ingleses e de coroar o então Delfim Carlos como Carlos VII.
Joana assim o faria, mas terminaria seus dias de maneira trágica. Ela seria capturada pelo borgonheses e vendida aos ingleses e acabaria queimada viva na fogueira em 30 de maio de 1431 no Mercado Público de Ruão.
Apesar de muitas pessoas não acreditarem na suposta missão divina de Joana D’Arc isso não tira os méritos desta grande mulher que enfrentou as convenções sociais de sua época e tomou as rédeas de seu destino.
A matéria de capa desta edição é de autoria de Fernanda da Silva Flores que procurou abordar de maneira objetiva, mas realista os principais momentos da vida de Joana, uma mulher que ainda em viva foi considerada santa e que acabou sendo apontada como bruxa apenas para voltar a ser santa.
Em segundo lugar trazemos a matéria de destaque com outro tema interessante, mas menos conhecido: o casamento e a maneira como o amor heterossexual era vivenciado na Antiga Esparta.
Por ser conhecida por ser uma cidade de cultura militar e com uma casta de homens educados exclusivamente para a arte da guerra, as relações pessoais e amorosas foram deixadas em segundo plano. Mas ainda assim eram relevantes para aquela sociedade.
Tendo isto em vista, o texto da matéria abordou algumas questões referentes a este tema e em especial os casos do casamento de Leônidas I e Gorgo e do pai do primeiro, o Rei Anaxandridas que se recusou a abandonar sua primeira esposa apenas pelo amor e consideração que sentia por ela.
Por último, na coluna Neste Mês na História o assunto explorado foi a morte de Artur Tudor, o Príncipe de Gales mais famoso da Inglaterra. A desaparição precoce de Artur aos 15 anos causaria impactos significativos na história inglesa.
Tais impactos foram o divórcio de sua viúva, Catarina de Aragão, de Henrique VIII, seu irmão, e consequentemente a Reforma Anglicana, cujos ecos são sentidos até hoje.
A revisão de todos os textos citados anteriormente pertencem a Gabriel Antônio Lázaro de Carvalho dos Santos. Muito obrigada pelo apoio e carinho constante para comigo e a publicação.
Como adquirir?
O investimento para adquirir uma edição da Revista Rainhas na História é de apenas R$ 15,90 e é feito por PIX.
A chave é o e-mail: rainhasnahistoria@gmail.com
Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo 👇🏻

Se já efetuou o investimento basta enviar o comprovante da transferência para o WhatsApp (47) 9 9255-0796
Ou aponte sua câmera para o QR Code abaixo 👇🏻

Lembrando: a edição pode ser enviada por E-mail ou WhatsApp, como você preferir.
Deixe um comentário