Henrique VIII da Inglaterra se casa com Jane Seymour

Henrique VIII em1520, por artista anônimo. Jane Seymour, por Hans Holbein, o Jovem, c.1537.

Após livrar-se das duas primeiras esposas, Henrique VIII da Inglaterra decidiu que deveria seguir em sua saga em busca de um filho varão e em maio de 1536 uniu-se a uma mulher de personalidade dócil. Seu nome era Jane Seymour e segundo a maioria dos historiadores ela seria o seu verdadeiro amor.

Em 30 de maio de 1536 o Rei Henrique VIII se casou pela terceira vez. A escolhida foi Jane Seymor, uma jovem nobre de cabelos loiros, estatura mediana, pele clara e de personalidade doce. Jane era claramente o oposto de sua antecessora, Ana Bolena, que havia sido executada apenas onze dias antes do terceiro casamento do rei sob a acusação de alta traição, adultério e incesto.

Durante a queda de Ana Bolena, sabemos que Henrique VIII havia ordenado que Jane permanecesse em Chelsea, um reduto de Londres, para a resguardar do caos que tomava conta da corte. Mas não sabemos com exatidão em qual momento Henrique VIII notou Jane Seymour.

A futura rainha começou como uma dama de companhia da primeira esposa de Henrique, quando ainda estava no final da adolescência ou no início dos 20 anos. A essa altura, o relacionamento de Henrique com Catarina de Aragão não era dos melhores pela falta de um filho homem.

Após o exílio de Catarina da corte, Jane Seymour passou a servir Ana Bolena, por quem Henrique nutriu uma fervorosa paixão no início do relacionamento. Todavia, Ana cometeria a mesma falha que Catarina. Após dar à luz uma menina e sofrer três abortos, sua posição se tornou insustentável.

É irônico pensarmos que Jane observou de perto como Henrique VIII abandonou Catarina e decapitou Ana. A antiga senhora de Jane acabou decapitada num cadafalso diante de uma multidão que antes lhe prestava referência. Pelo fato de Catarina e Jane compartilharem da mesma religião, o Catolicismo, é plausível que a terceira esposa de Henrique nutrisse mais simpatia por ela do que por Ana.

Também não se sabe ao certo como Jane se sentiu ao se tornar o centro das atenções de Henrique VIII.

Ela poderia estar ansiosa e animada com o fato de tornar-se rainha da Inglaterra ou temerosa com a possibilidade de ter um destino semelhante ao de suas antecessoras. Especula-se que Henrique tenha notado Jane em setembro de 1535, quando o rei se hospedou na casa da família Seymour em Wiltshire.

Em fevereiro de 1536 temos as primeiras evidências que sugerem que o monarca estaria cortejando Jane. A sua ascensão foi meteórica se for comparada à de suas antecessoras. Catarina de Aragão passou quase uma década vivendo na pobreza antes de se casar com Henrique, após ficar viúva do irmão mais velho do monarca, e Ana Bolena viu-se obrigada a esperar o divórcio de Henrique por sete anos.

Jane Seymour e Henrique VIII ficaram noivos em 20 de maio, apenas um dia após a execução de Ana, mas não se casaram imediatamente, pois um novo casamento real suaria escandaloso aos ouvidos dos súditos de Henrique VIII.

A cerimônia finalmente aconteceu em 30 de maio no Palácio de Whitehall, sem aviso prévio oficial por parte da coroa. Estêvão Gardiner, Bispo de Winchester, foi o sacerdote responsável por oficiar a união.

No final das contas, a oposição ao casamento de Henrique VIII e Jane Seymour foi bem menor do que o esperado, mas mesmo assim Jane foi sendo apresentada como sua nova rainha aos poucos.

Certamente ela sentiu a pressão para gerar um herdeiro homem logo no início do casamento, pois na mesma semana da união Henrique já falava abertamente do filho que desejava ter em breve e Jane não decepcionou.

No início de 1537 foi anunciado que a rainha estava gravida.

Durante a gestação, todos os caprichos de Jane foram atendidos pelo rei, que se referiu a ela nesse período como a sua ‘verdadeira esposa’. Em 12 de outubro de 1537 um príncipe, que era há muitos anos aguardado, nasceu no Palácio de Hampton Court, para a imensa felicidade de Henrique. Mas aquele nascimento teria um preço.

Doze dias após o nascimento, Jane Seymour morreu vítima de febre puerperal.

Fontes:

Henry VIII Marries Jane Seymour. Disponível em: < https://thetudorenthusiast.weebly.com/blog/henry-viii-marries-jane-seymour >. Aceso em 30. Mai. 2021.

Tragic Facts About Queen Jane Seymour, Henry VIII’s Lost Love. Disponível em: < https://www.factinate.com/people/42-tragic-facts-jane-seymour-queen-england/ >. Aceso em 30. Mai. 2021.

30th May 1536 – Henry VIII Marries Jane Seymour. Disponível em: < https://www.thefallofanneboleyn.com/home/30th-may-1536-henry-viii-marries-jane-seymour/ >. Aceso em 30. Mai. 2021.


Texto escrito por Fernanda da Silva Flores

Correção ortográfica por Gabriel Antônio Lázaro de Carvalho dos Santos

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s