Príncipe herdeiro de Omã, Theyazin Bin Haitham, está noivo

Sayyid Dhi Yazan bin Haitham bin Tariq Al Said comparece à final da Copa do Sultão Qaboos entre Dhofar e Al Orouba, no Complexo Esportivo Rustaq, a oeste da capital de Omã, Muscat, em novembro de 2020. Sayyida Meyyan bint Shihab Al Said em fotografia divulgada no Instagram. © AFP/Instagram

Dias após o anúncio da reforma constitucional que tornou Sayyid Theyazin bin Haitham bin Tariq AI Said o primeiro príncipe herdeiro de Omã o país recebeu outra grande notícia.

De acordo com o site Arabian Royal Agency Sayyid Dhi Yazan bin Haitham bin Tariq Al Said, filho mais velho do sultão de Omã e atual Ministro da Cultura do país, de 30 anos, está noivo de sua prima Sayyida Meyyan Bint Shihab Al Said, tambem de 30 anos.

Apesar de não haver confirmação do compromisso por parte dos meios de comunicação oficial do governo de Omã a notícia se espalhou rapidamente pelas redes sociais, especialmente o Instagram, e foi largamente celebrada. Até mesmo a revista Marie Claire Arabia noticiou o noivado.

Quem é a futura Sultana de Omã?

Sayyida Meyyan Bint Shihab Al Said é filha do Vice-Primeiro Ministro para os Assuntos de Defesa de Omã, Sayyid Shihab bin Tariq Al Said com sua esposa Sayyida Rawdah bint Abdullah Al Busaidi. Ela é uma prima paterna e materna de seu noivo Sayyid Theyazin.

Sayida Meyyan é designer de interiores e possui bacharelado em design de interiores pela Virginia Commonwealth University Qatar e mestrado em estratégia de design e gestão de inovação pela University of Brunel London.

Ela também é membro da Sociedade Fotográfica de Omã e ganhou o “Prêmio de Melhor Fotografia” na exposição de fotógrafas em 2016. Em 2018 foi eleita presidente da Sociedade de Design de Omã, ainda em desenvolvimento.

Sayyida Meyyan foi descrita pela mídia do Oriente Médio como uma artista talentosa que dominou a arte da fotografia e da arte digital. Sayyida Meyyan será a segunda sultana de Omã a romper o regime de Purdah, que predomina no Golfo Árabe.

A Puradh comumente é definida como uma prática social e religiosa cujo a predominância se dá no Oriente Médio e Índia. O seu principal objetivo é restringir a mobilidade feminina e privar as mulheres da convivência de homens que não pertencem ao seu entorno familiar.

Em novembro de 2020 a futura sogra de Sayida Meyyan, a Sultana Sayyida Ahad bint Abdullah bin Hamad Al Busaid, tornou-se a primeira esposa de um soberano de Omã a fazer uma aparição pública para comemorar o Dia Nacional da Mulher de Omã.

Quem é Sayyid Theyazin bin Haitham bin Tariq AI Said?

Sayyid Theyazin bin Haitham bin Tariq Al Said, é o filho mais velho do Sultão Haitham bin Tariq Al Said com sua esposa, a Sultana Ahad bint Abdullah bin Hamad Al-Busaidiyah, que foi a primeira consorte de um soberano omani a fazer uma aparição pública em outubro do ano passado.

Antes de seu pai assumir o cargo de sultão de Omã, Sayyid Theyazin bin Haitham bin Tariq Al Said trabalhou como diplomata na embaixada de Omã em Londres. Ele graduou-se na Universidade de Oxford em Ciências Políticas e desde agosto de 2020 é Ministro da Cultura, Esportes e Juventude do país, e é tido como uma figura popular.

O Sultão Haitham assumiu o trono em 17 de janeiro de 2020, após a morte de seu primo o Sultão Qaboos, considerado o pai fundador da moderna Omã – que não tinha irmão nem filho para sucedê-lo no trono.

Matéria traduzida e adaptada de Arabian Royal Agency por Fernanda da Silva Flores


Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s