Entrevista exclusiva com Dedeh Melo, a Dona Leopoldina, da série ‘Brasil Imperial’

Dedeh Melo como Dona Leopoldina de Habsburgo em ‘Brasil Imperial’. © Fundação Cesgranrio

Hoje, em mais uma entrevista, o Rainhas na História conversa com Dedeh Melo a intérprete de Dona Leopoldina de Habsburgo (1798-2816) em ‘Brasil Imperial’, série produzida pela Fundação Cesgranrio e exibida pela Amazon Prime.

Quem foi Dona Leopoldina de Áustria?

Nascida em 1797 em Viena, no Império Austríaco, Dona Leopoldina de Habsburgo, pertencia a uma das dinastias mais antigas e prestigiadas da Europa. Filha de Francisco I da Áustria (1768-1835) e sua esposa Maria Teresa das Duas Sicílias (1772-1807) Dona Leopoldina foi educada para reinar com eficiência e colocar os interesses de sua nação acima dos seus.

Após uma primorosa educação, onde recebeu aulas de dança, desenho, pintura, história, geografia, literatura, matemática, física e música, além de aprender a falar alemão, italiano, francês e posteriormente português, Dona Leopoldina se casou, aos 20 anos, em maio de 1817, com Dom Pedro de Bragança (1798-1834), o herdeiro do Império Português.

Na América Latina, um ambiente muito diferente do requintando ambiente da corte vienense, onde cresceu, Dona Leopoldina teve de lidar com grandes convulsões políticas e se viu como uma das primeiras impulsionadoras da Proclamação da Independência do Brasil, entre os anos de 1821 e 1822.

Sua morte, aos 29 anos, vítima de infecção generalizada, após um aborto espontâneo abalou o Brasil e manchou a imagem de Dom Pedro I, já que muitos o acusaram de ser o responsável pela mesma. Dona Leopoldina é até os dias de hoje tida como uma mártir.

A série ‘Brasil Imperial’

E é justamente esse período que a série ‘Brasil Imperial’, produzida pela Fundação Cesgranrio, com sede no Rio de Janeiro, e exibida pela Amazon Prime Video, plataforma privada de exibição de filmes, séries e documentários por streaming, se propõe a retratar.

Com estreia prevista para a terça-feira (10/11), ‘Brasil Imperial’ conta com dez capítulos, e será exibida no Brasil, em Portugal e na África com distribuição da ELO Company, mostrando desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil até o retorno de Dom Pedro I a Portugal.

Narrada por Joaquim Gonçalves Ledo, a série retrata personagens sumamente conhecidas pelo povo brasileiro, como o conflituoso casal composto por Dom João VI e Dona Carlota Joaquina, a vida e influência de Domitila de Castro, a mais conhecida amante de Dom Pedro I, que é o protagonista da obra.

Ao seu lado se encontra Dona Leopoldina, uma mulher com uma incrível força de caráter, e extremamente ciente de dever como imperatriz que está pronta para aceitar diversas humilhações com a finalidade de não desprestigiar a coroa perante o povo brasileiro.

Agora que você já conhece um pouco da vida de Dona Leopoldina da Áustria e a proposta da minissérie ‘Brasil Imperial’ confira a entrevista com a atriz gaúcha Dedeh Melo, responsável por dar vida a primeira esposa de Dom Pedro I do Brasil:

A entrevista

Rainhas na História: Dedeh Melo, primeiramente, muitíssimo obrigado pela sua disponibilidade em responder algumas perguntas para os nossos leitores. Vamos a primeira pergunta: Como você se preparou para viver Dona Leopoldina em Brasil Imperial?

Dedeh Melo: Foi um processo intenso e de muita dedicação. De muito estudo, li muitos livros, vi filmes, documentários, sobre o contexto político e social da época e também sobre Leopoldina. Fui conhecendo e me encantando dia a dia por ela. Mergulhei nesse universo. Eu pensava nela dia e noite.

Rainhas na História: Como surgiu o convite para atuar na minissérie da Amazon Prime?

Dedeh Melo: Eu já tinha feito outros trabalhos para Cesgranrio. Admiro muito a fundação e o presidente Carlos Alberto Serpa que acredita realmente na cultura e o quanto nós jovens podemos mudar o mundo com ela… então, já conheciam meu trabalho e aí surgiu esse convite maravilhoso.

Rainhas na História: Quais são as suas expectativas em relação a personagem?

Dedeh Melo: Acho que poder tocar as pessoas. Que as pessoas possam conhecer melhor a história do nosso país e de quem foi essa grande mulher. Possam se envolver com a história, e se emocionar junto com ela.

Rainhas na História: Durante as suas pesquisas para compor a personagem o que mais lhe surpreendeu na história de Dona Leopoldina?

Dedeh Melo: Acho que saber que foi ela quem decidiu e assinou a independência. Partiu dela e não de Dom Pedro como aprendemos na escola. Dom Pedro teve que viajar para São Paulo e deixou ela como princesa Regente. Estava acontecendo uma pressão muito grande de Portugal e uma decisão precisava ser tomada com urgência então ela decide assinar o decreto separando os reinos.

Rainhas na História: Como foram as gravações da série Brasil Imperial?

Dedeh Melo: Foi muito especial. Ficamos três meses gravando. Eu já conhecia boa parte da equipe então tinha um clima de família, muito amor pela equipe e pelos atores. É tudo muito intenso, ficamos meses vivendo essa família dentro e fora do Set. Acabava a gravação e fazíamos confraternização para ficarmos mais juntos ainda (risos).

Rainhas na História: Como você avalia a atuação política e o casamento conturbado de Dona Leopoldina com Dom Pedro I do Brasil e IV de Portugal, incluindo o seu caso amoroso com a marquesa de Santos?

Dedeh Melo: Ela foi muito ativa politicamente, tinha ideias muito próximas a Bonifácio e foi de grande importância para o que somos hoje. Ela foi criada pra ser princesa, aprendeu sobre política desde pequena e era muito inteligente. Quanto ao casamento, não foi nada fácil, mas ela amou Pedro de verdade. Aguentou muitas coisas pelo amor, mas principalemente por ser o seu dever como Imperatriz. Isso vinha antes de tudo, até da sua dignidade como esposa de um homem que a traía publicamente. Hoje isso tal atitude não caberia de nenhuma maneira, mas na época acredito que ela fez o que era certo, fez tudo pelo nosso país, pelo Brasil e não por ela.

Rainhas na História: Onde podemos assistir a minissérie Brasil Imperial?

Dedeh Melo: Na Amazon Prime. Já está disponível. São 10 episódios contando desde a chegada de Dom João em 1808 até Dom Pedro voltar para Portugal em 1831.

Rainhas na História: Dedeh Melo, muitíssimo obrigado pelo seu carinho e paciência em responder nossas perguntas. Por último, mas não menos importante nos fale um pouco de você, de sua carreira como atriz, de seus futuros projetos. Se quiser, deixe suas redes sociais e algum meio de contato.

Dedeh Melo: Ah, eu queria ser atriz desde que me conheço por gente. Comecei a fazer um curso de teatro com 11 anos no Rio Grande do Sul e com 17 anos vim para o Rio de Janeiro tentar a vida de atriz. Vim buscar meu sonho aqui e sigo nessa luta. Me formei na escola de Teatro Martins Pena e fui trabalhando. Fiz muitas peças, participações em novelas e vários comerciais. Em 2007 comecei a fazer acrobacia aérea e hoje dou aulas nessa área.

Meu Instagram é @dedehgmelo. Me sigam lá! Lá vocês podem ver e conhecer um pouco mais de mim e ver um pouco também dos bastidores da série. E me escrevam, me contem o que acharam da série, quero saber tudinho. Estou amando ter esse feedback das pessoas.

Publicidade

Uma resposta para “Entrevista exclusiva com Dedeh Melo, a Dona Leopoldina, da série ‘Brasil Imperial’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s